Superávit do agronegócio não beneficia produtor

Publicado em 05/02/2010 15:50

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Estudo da assessoria técnica do deputado Moacir Micheletto (PMDB-PR) mostra que os agricultores brasileiros não se beneficiaram do superávit de US$ 55 bilhões, registrado em 2009. Pelo contrário, estão pagando um ônus muito pesado com queda de suas rendas, devido à redução dos preços no mercado interno e a interferência da valorização cambial excessiva da nossa moeda. O trabalho faz uma análise da balança comercial e do agronegócio nos últimos quatro anos.

Gráfico elaborado pela assessoria do deputado destaca os resultados comerciais de exportação e de importação que cresceram nos últimos três anos (2006, 2007 e 2008) tanto no segmento do agronegócio como nos setores da indústria e de serviço. Porém, em 2009, reverteu-se a tendência de crescimento da balança do agronegócio e da balança comercial. A exportação do agronegócio, por exemplo, reduziu em 9,8%, a importação 16,1% e o saldo 8,6%.

Clique aqui e veja o estudo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AI / Dep. Fed. Moacir Micheletto

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário