Retaliações: Contraproposta dos EUA será apresentada em abril, diz ministro

Publicado em 09/03/2010 15:49
Os Estados Unidos vão apresentar uma contraproposta na primeira semana de abril para evitar a retaliação no valor de US$ 829 milhões, autorizada pela Organização Mundial do Comercio (OMC) por causa do subsidio do algodão. A informação foi dada pelo ministro de Desenvolvimento, Miguel Jorge, após almoçar com o secretário de Comercio dos EUA, Gary Locke, e outros representantes daquele país.

Miguel Jorge esclareceu que Locke e as demais autoridades não trouxeram uma contraproposta porque não são eles que negociam em nome dos Estados Unidos. Mas o secretário do Comércio, em um encontro com ministro mais cedo, trouxe a informação do governo americano de que existe disposição em negociar.

- Ele (Gary Locke) disse que não interessa aos Estados Unidos, nem a ninguém, entrar em uma guerra de comércio. O caminho é a negociação - disse Miguel Jorge.

O ministro afirmou também estar surpreso com a informação de que o preço do pão subiria em razão do aumento da tarifa de trigo. Segundo ele, a lista dos produtos que terão as tarifas elevadas foi elaborada para ter o mínimo de impacto possível.

- Mesmo porque os Estados Unidos não são nosso principal mercado do trigo. As exportações são mínimas - disse o ministro

Miguel Jorge disse que não houve nenhum pedido do governo americano para que o Brasil volte a trás. Ele disse também que não acredita em contrarretaliação.

- Não vamos recuar se não houver alguma compensação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Globo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário