DILMA: ESTÁ TUDO DENTRO DO ESPERADO!

Publicado em 10/03/2010 09:34
1. As aparições de Dilma vão se sucedendo. Está aceitando convites para festa de 15 anos, batizado e inauguração de vestiário de futebol em clubes de várzea. Inclusive analisa a possibilidade de ser jurada em programa de calouros na TV, aos domingos. E sempre acompanhada de seu amigão, Lula.
                  
2. Por isso, os Institutos medem o potencial de crescimento de Dilma cruzando os que sabem que Dilma é candidata de Lula com as intenções de voto dos candidatos. Em 2009, o GPP fez pesquisas nacionais e foi fazendo estes cruzamentos. E o número foi se estabilizando em torno de 30%. Com isso, a projeção de cenários para 2010 já levava em conta esse patamar.
                  
3.  Entre os eleitores que na época sabiam que Dilma era a candidata do Lula, ela tinha 30%. O que está aumentando não é a intenção de voto na Dilma e sim a base (percentual das pessoas que sabem que ela é a candidata do Lula).
                  
4. Não adianta a oposição achar que está tudo errado e bater a cabeça.  Está tudo dentro do esperado, acontecendo mais rápido devido à campanha de um só candidato.
                  
5. O DataFolha, recentemente, deu uma diferença a Serra (com Ciro na chapa) de 4 pontos: Serra 32% x Dilma 28%.
                  
6.  O GPP, do último trimestre de 2009, mostrou que naquela época, 52,5% dos eleitores sabiam que Dilma era a candidata do Lula. Entre estes, 30,9% marcavam o nome de Dilma e 35,3% marcavam o nome de Serra, entre os quatro.
                  
7. Na medida em que a outra metade souber, e a menos que, por uma razão não identificável na pesquisa, os que sabem hoje decidissem de forma muito diferente dos que saberão amanhã, a tendência é que Dilma esteja se aproximando de seu teto de pré-campanha. E com este entorno dos 30% ela tende a ir chegando às convenções de junho. Depois..., é performance de campanha. Um ou outro.
Fonte: Blog do César Maia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro