Contribuição ao Senar continua valendo para atender milhares gratuitamente

Publicado em 16/03/2010 07:01
A recente decisão do STF que julgou inconstitucional a contribuição do Funrural tem provocado muitas dúvidas aos produtores. Primeiramente, a decisão beneficia apenas o autor da ação, neste caso o Frigorífico Mataboi. Quanto a contribuição ao Senar, a qual é recolhida na mesma guia de previdência, a decisão não atinge, o que significa que o percentual de 0,2% sobre a comercialização da produção continua valendo.

Na guia da previdência social, estão inclusos os recolhimentos de 2% para previdência social, 0,1% relativo aos riscos ambientais do trabalho e recolhimento de 0,2% de contribuição para o Senar, como natureza distinta da contribuição previdenciária. É através deste percentual de contribuição que o Serviço promove entre trabalhadores e produtores rurais, a capacitação profissional e a promoção social destes.

Conforme o superintendente do Senar-RS Carlos Alberto Schütz, o momento é de atenção para que eventuais interpretações equivocadas não venham atingir a contribuição ao Senar. “É importante que os contribuintes com intenção de entrar com ação na justiça, não incluam a contribuição ao Senar neste momento. Além disso, é importante que continuem efetuando a retenção e o recolhimento à previdência da parcela direcionada a instituição, que é bem discriminada na guia de previdência”-explica Schütz. Neste caso, preenchendo o mesmo formulário com os códigos apropriados ao recolhimento exclusivo ao Senar, cujo valor será indicado no campo 9 da GPS.

Permanece também a obrigação da empresa adquirente, consumidora ou consignatária ou a cooperativa, como sub-rogada, de reter e efetuar o recolhimento da contribuição ao Senar do valor descontado do produtor rural pessoa física, sob pena de responsabilidade. Essa obrigação está prevista no parágrafo 5º do artigo 11 do Decreto 566/2 com a redação dada pelo decreto 790/93.

Por ano, milhares de trabalhadores são beneficiados com as ações do Senar. O serviço no Rio grande do Sul atendeu, em 2009, mais de 62 mil pessoas, 86% destes, trabalhadores rurais, dos quais exploram até 20 hectares, que vêem o Senar como a principal fonte de aprimoramento de seus ofícios.

“O Senar alimenta o ciclo da prosperidade no que diz respeito a produção, renda e melhoria de qualidade de vida para este meio e esta contribuição é capaz de mudar a realidade de quem vive no campo.” – confirmou o superintendente.

Só nestes primeiros dois meses do ano, o Senar-RS ministrou 500 cursos de até 40 horas que se diversificam entre mecanização agrícola, pecuária de leite e corte, agroindústria e artesanato, foram ministrados a um público de mais de 6 mil pessoas no Rio Grande do Sul. A demanda de cursos é solicitada pelos próprios beneficiários, junto a 137 sindicatos rurais e 26 sindicatos dos trabalhadores rurais no Estado.

Paralelo aos cursos, o Senar-RS desenvolve programas específicos que priorizam a alfabetização de adultos no campo, o desenvolvimento e conscientização de cidadania para crianças e adolescentes, programas de cunho empreendedor, além de outros voltados para o turismo, saúde, bem-estar e melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. As informações são de assessoria de imprensa.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AgroClic

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário