CNA lança propostas para o próximo presidente

Publicado em 23/03/2010 08:38 e atualizado em 23/03/2010 10:47
A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) vai lançar nesta semana, em São Paulo, uma plataforma de propostas para o campo a ser entregue e debatida com os candidatos a presidente.

No documento, estão demandas do setor distribuídas em oito itens: alimento saudável, segurança jurídica, logística, meio ambiente, política agrícola, processo tecnológico, qualificação profissional e responsabilidade social.

As propostas serão apresentadas, na quinta-feira, no seminário "O que esperamos do próximo presidente?".

A senadora Kátia Abreu (DEM-TO), presidente da CNA e cotada para ser vice de José Serra (PSDB), fará a apresentação do documento no evento.

Dos 8 itens, 3 terão espaço central nas discussões: logística, política agrícola e insegurança jurídica.

Sobre política agrícola, a presidente da CNA cobra uma intervenção mais forte do governo. "O preço do nosso produto vai do céu ao inferno. Queremos um mecanismo que minimize o impacto dessas oscilações brutais", declara.

Na proposta da CNA para o problema logístico, haverá um detalhamento das demandas regionais por hidrovias, portos, ferrovias e estradas.

No item da insegurança jurídica, a demanda não está só na preocupação com invasões de terra e com a demora no cumprimento das reintegrações de posse determinadas pela Justiça. "Nossa pauta vai além da preocupação com o MST", disse Kátia Abreu.

A CNA, ao lado da bancada ruralista, tenta no Congresso mudar a legislação ambiental. A preocupação está em regras que impedem a expansão da área plantada, em especial no cerrado, que concentra a nova fronteira agrícola do país. (ES)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário