Camex aprova TEC zero para etanol
Publicado em 06/04/2010 08:20
O etanol foi incluído ontem na lista de exceção da Tarifa Externa Comum (TEC), em reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), em Brasília. Com isso, a taxa que até agora era de 20% passa a ser zero. A medida, que entrou em vigor imediatamente, é válida até julho e pode ser renovada por seis meses. O pleito foi formalizado pelo Ministério da Agricultura com base no empenho para a derrubada de barreiras tarifárias em mercados relevantes para o Brasil. "Como poderíamos pleitear a eliminação de sobretaxas sobre o etanol nos EUA e outros parceiros mantendo a tarifa para importação de etanol?", disse o ministro Wagner Rossi.
Porém, a decisão mais aguardada não foi tomada. A Camex adiou para 21 de abril o início da retaliação em resposta à manutenção de subsídios ao algodão norte-americano, que seria implantada a partir de amanhã. O período pode ser prorrogado por mais 60 dias se os EUA cumprirem o que prometeram. A proposta norte-americana é de reconhecer, até o dia 16, Santa Catarina como livre de febre aftosa sem vacinação; oferecer condições de crédito à exportação agrícola mais próximas às de mercado; e constituir fundo de 147,3 milhões de dólares por ano para projetos de algodão.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters, Mapa
0 comentário
Wall Street avança com alta de apostas em corte de 0,50 p.p. nos juros do Fed
Ibovespa fecha em alta com investidor à espera de decisões de BCs; Azul dispara
Dólar cai abaixo dos R$5,60 com expectativa de corte maior de juros nos EUA
Ações europeias encerram semana em alta e foco do mercado muda para Fed
China pune PwC com 6 meses de banimento e multa recorde por auditoria na Evergrande
Lula chama de "imbecis" defensores de privatização da Petrobras e diz que Lava Jato tentou desmoralizar estatal