Após encontro surpresa, EUA e China não resolvem questão cambial

Publicado em 08/04/2010 14:03



Os EUA e a China trocaram opiniões sobre as relações bilaterais e a situação econômica global, informou a embaixada norte-americana em Pequim depois da reunião entre o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, e o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Qishan. As duas autoridades também trocaram opiniões sobre questões relacionadas ao andamento do diálogo econômico. No fim de maio, será realizado em Pequim o Diálogo Econômico e Estratégico EUA-China, segundo a embaixada.

A reunião surpresa entre Geithner e Wang foi anunciada ontem por um porta-voz do Tesouro dos EUA e ocorre em meio à intensificação das especulações de que a China está considerando ajustar sua política cambial. Esperava-se que a reunião sinalizasse que EUA e China estão tentando encontrar um terreno comum sobre a questão do câmbio.

Durante o pregão asiático, o yuan se fortaleceu para o nível mais alto em quase seis meses diante do dólar em meio aos rumores de ajuste na política cambial chinesa, enquanto o Banco do Povo da China (PBOC, banco central do país) manteve a taxa de paridade central dólar-yuan na mínima dos últimos 10 meses.

No mercado de balcão, o dólar era cotado a 6,8245 yuan no fim da sessão na Ásia, o menor nível desde 12 de outubro do ano passado e abaixo do fechamento de ontem, de 6,8256 yuan. O PBOC manteve a taxa de paridade em 6,8259, inalterada em relação a ontem e o menor nível desde os 6,8235 registrado em 25 de maio passado. As informações são da Dow Jones.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário