Produção de alimentos cai e consumo deve aumentar

Publicado em 15/04/2010 08:52 e atualizado em 15/04/2010 09:23
Conhecido como um forte player de agrogenócios, o Brasil exportou no ano passado cerca de US$ 65 bilhões, o equivalente a 42% do total de exportações, segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

São esperados 800 milhões de novos consumidores internos nos próximos cinco anos e o crescimento da população urbana de 50% para 70%.

- A população que produz alimentos vai diminuir e a que consome vai aumentar - avalia o assessor técnico da CNA, Paulo Sérgio Mustefaga, acrescentando que os principais desafios são a melhoria de políticas públicas, cobranças de tributos e crédito, além da atualização do código florestal brasileiros, que é o mesmo desde 1965.

O presidente da Chongqing Grain Group, Hu Junlie da China, afirma que seu país importa cerca de 40% dos alimentos que consome. Além dos problemas geográficos naturais, como o forte frio e o baixo potencial do solo, o executivo considera que pouco foi feito internamente para resolver os problemas.

- O governo atual está tentando resolver este problema, mas muito ainda precisa ser feito - disse Junlie.

No caso da China, o vicepresidente do Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional, John Zhang Wei, afirmou que "a valorização dos preços dos alimentos está ameaçando nossa segurança alimentar". Para o Brasil, a alta dos preços de alimentos exportados é benéfica.

- Devemos fazer um sistema de troca de informações sobre agricultura de maneira a evitar a oscilação de preços - completou Zhang Wei.

Já em relação a energia, Zhang Wei acredita que há complementaridade na energia já que Rússia e Brasil são exportadores de recursos energéticos e China, Índia e África do Sul são consumidores de energia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Jornal do Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • sady borges stella Aquidauana - MS

    Parabéns Paulo Renato Coelho, disse tudo que a maior parte da classe pensa , talves em outubro agente possa tentar diminuir as chances para que essas coisas tenebrosas continuem acontecendo !!!

    0
  • Paulo Renato Coelho Sinop - MT

    A realidade nos dá conta de que coisas tenebrosas vem acontecendo, por ex: O padre é pedófilo, e isso não fugia do conhecimento do Papa! O pastor evangelico rouba e enrriquece às custas de seus fiéis, e não há um mínimo de investigação por parte das autoridades. O politico pratica sistematicamente o mensalão, transportando o dinheiro das mais variadas maneiras possiveis, e nada lhes acontece! Porem aquele, o qual é tachado de desmatador, bandido, criminoso, exportou U$65 bilhões de produto agricola, salvando literalmente o País da bancarrota no ano passado! Estou enojado de ver a sociedade, ongs, ambientalistas, falarem contra o desmatamento, sem um mínimo de conhecimento!!!

    0