Produção de alimentos cai e consumo deve aumentar
São esperados 800 milhões de novos consumidores internos nos próximos cinco anos e o crescimento da população urbana de 50% para 70%.
- A população que produz alimentos vai diminuir e a que consome vai aumentar - avalia o assessor técnico da CNA, Paulo Sérgio Mustefaga, acrescentando que os principais desafios são a melhoria de políticas públicas, cobranças de tributos e crédito, além da atualização do código florestal brasileiros, que é o mesmo desde 1965.
O presidente da Chongqing Grain Group, Hu Junlie da China, afirma que seu país importa cerca de 40% dos alimentos que consome. Além dos problemas geográficos naturais, como o forte frio e o baixo potencial do solo, o executivo considera que pouco foi feito internamente para resolver os problemas.
- O governo atual está tentando resolver este problema, mas muito ainda precisa ser feito - disse Junlie.
No caso da China, o vicepresidente do Conselho Chinês para Promoção do Comércio Internacional, John Zhang Wei, afirmou que "a valorização dos preços dos alimentos está ameaçando nossa segurança alimentar". Para o Brasil, a alta dos preços de alimentos exportados é benéfica.
- Devemos fazer um sistema de troca de informações sobre agricultura de maneira a evitar a oscilação de preços - completou Zhang Wei.
Já em relação a energia, Zhang Wei acredita que há complementaridade na energia já que Rússia e Brasil são exportadores de recursos energéticos e China, Índia e África do Sul são consumidores de energia.
2 comentários
Ibovespa fecha em alta, mas tem maior perda semanal deste setembro com preocupação fiscal
Dólar termina semana com valor recorde de R$6,0012 no fechamento
S&P 500 e Dow Jones fecham em recordes com impulso de ações de tecnologia
Vendas de diesel no Brasil batem recorde em outubro, diz ANP
Europeu STOXX 600 avança com ações de tecnologia
Galípolo diz que BC não defende nível de câmbio e só atua em caso de disfuncionalidade
sady borges stella Aquidauana - MS
Parabéns Paulo Renato Coelho, disse tudo que a maior parte da classe pensa , talves em outubro agente possa tentar diminuir as chances para que essas coisas tenebrosas continuem acontecendo !!!
Paulo Renato Coelho Sinop - MT
A realidade nos dá conta de que coisas tenebrosas vem acontecendo, por ex: O padre é pedófilo, e isso não fugia do conhecimento do Papa! O pastor evangelico rouba e enrriquece às custas de seus fiéis, e não há um mínimo de investigação por parte das autoridades. O politico pratica sistematicamente o mensalão, transportando o dinheiro das mais variadas maneiras possiveis, e nada lhes acontece! Porem aquele, o qual é tachado de desmatador, bandido, criminoso, exportou U$65 bilhões de produto agricola, salvando literalmente o País da bancarrota no ano passado! Estou enojado de ver a sociedade, ongs, ambientalistas, falarem contra o desmatamento, sem um mínimo de conhecimento!!!