Lula desafia microempresários a inovar para serem competitivos

Publicado em 15/04/2010 09:16
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, na a abertura da 17ª Semana de Capacitação do Sistema Sebrae, que as empresas têm de inovar porque a competitividade é muito grande. "Vocês têm que descobrir o ponto G da criatividade do ser humano para os negócios", completou, provocando risos na plateia, em discurso de improviso. Lula lembrou que a Índia tem 26 milhões de micro e pequenas empresas.

O presidente também avaliou que muitas empresas não aderiram à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, buscando benefícios para se instalarem, porque muitos prefeitos e governantes não fizeram a sua parte, de abrir mão dos impostos. "Já aprovamos a lei e muita gente ainda não aderiu. Muitos prefeitos e governadores não fizeram a lição de casa. Ninguém quer abrir mão do imposto", reclamou Lula. "Por isso é que a gente não aprova a reforma tributária nunca", justificou.

Lula lembrou mais uma vez que deixará o cargo, em nove meses, e que o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, terá de sair também. "Você também vai precisar cair fora, Paulo. É preciso inovação e renovação para que as coisas possam funcionar mais a contento", recomendou. "Mas saio com a convicção de que certamente não pude fazer tudo, mas fiz tudo o que o Sebrae me reivindicou e que esteve ao meu alcance, mas eu sei que vocês podem mais, e o Sebrae pode sempre inovar", observou.

Lula reclamou do fato de o Sebrae e os donos de micro e pequenas empresas nunca terem reivindicado a criação de um ministério para atender ao setor, que tem interesses específicos, que nem sempre são atendidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ele citou como exemplos de setores incompatíveis na mesma pasta a Pesca e a Reforma Agrária, que foram separados do Ministério da Agricultura. Nos dois casos, disse, essa união era inconcebível e incompatível.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Jornal do Comércio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário