Grãos: Ministro Rossi confirma portarias para auxiliar comercialização

Publicado em 16/04/2010 08:02 e atualizado em 16/04/2010 08:44 468 exibições
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, afirmou nessa quinta-feira (15), que a portaria interministerial que garante a retomada da aplicação dos instrumentos de apoio à comercialização de grãos para a safra 09/10 deve ser assinada nos próximos dias. A declaração foi dada após reunião com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado. “Foi um avanço muito grande. Já temos acordo para milho, arroz e feijão e vamos discutir a questão do trigo no próximo encontro. O que se conseguiu foi a construção de um consenso muito positivo”, destacou.

A portaria conjunta será assinada pelos ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento. A forma de garantia dessa comercialização, segundo Rossi, será determinada de acordo com a necessidade do mercado. “É preciso acompanhar o mercado de perto e o Ministério da Fazenda dará esse apoio. Vamos encontrar a forma correta, no momento correto”, frisou.

No caso de Mato Grosso, a expectativa está em torno do milho. Cerca de 3 milhões de toneladas da safra passada estão tomando espaço nos armazéns estaduais. Além destes estoques, existem 18 milhões de toneladas da nova safra de soja para serem acondicionadas e outras 9,5 milhões da nova safra de milho, que ainda se desenvolve nas lavouras.

A meta da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), é manter as ações junto aos ministérios para que os leilões de milho sejam realizados ainda em abril.
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário