Grãos: Ministro Rossi confirma portarias para auxiliar comercialização

Publicado em 16/04/2010 08:02 e atualizado em 16/04/2010 08:44
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, afirmou nessa quinta-feira (15), que a portaria interministerial que garante a retomada da aplicação dos instrumentos de apoio à comercialização de grãos para a safra 09/10 deve ser assinada nos próximos dias. A declaração foi dada após reunião com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado. “Foi um avanço muito grande. Já temos acordo para milho, arroz e feijão e vamos discutir a questão do trigo no próximo encontro. O que se conseguiu foi a construção de um consenso muito positivo”, destacou.

A portaria conjunta será assinada pelos ministérios da Agricultura, Fazenda e Planejamento. A forma de garantia dessa comercialização, segundo Rossi, será determinada de acordo com a necessidade do mercado. “É preciso acompanhar o mercado de perto e o Ministério da Fazenda dará esse apoio. Vamos encontrar a forma correta, no momento correto”, frisou.

No caso de Mato Grosso, a expectativa está em torno do milho. Cerca de 3 milhões de toneladas da safra passada estão tomando espaço nos armazéns estaduais. Além destes estoques, existem 18 milhões de toneladas da nova safra de soja para serem acondicionadas e outras 9,5 milhões da nova safra de milho, que ainda se desenvolve nas lavouras.

A meta da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), é manter as ações junto aos ministérios para que os leilões de milho sejam realizados ainda em abril.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário