Plano conjunto para Brasil e China
Os países assinaram mais 13 atos nos setores de agricultura, energia, comunicações e cultura.
"As duas partes reconhecem a significativa complementaridade das duas economias e o grande potencial para cooperação em investimentos e comércio. As duas partes esforçar-seatilde;o conjuntamente para diversificar e promover o crescimento do comércio e dos investimentos, bem como para resolver disputas comerciais através de consultas e diálogo conduzidos de forma amistosa", informaram os governos em comunicado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em declaração ao lado do presidente da China, Hu Jintao, que as conquistas obtidas pelos dois países nos últimos anos obrigam seus dirigentes a lutar por uma nova ordem internacional.
O aumento de 780% do comércio bilateral desde 2003, para US$ 36 bilhões no ano passado, também foi foco do discurso de Lula, que cobrou o incremento do valor agregado dos produtos brasileiros exportados.
- A China tornou-se nosso principal parceiro comercial e o maior mercado para nossas exportações.
Mas, para que a promessa do comércio Sul-Sul seja uma realidade, o Brasil precisa aumentar o valor agregado das suas vendas - disse Lula. - O setor aeronáutico pode ajudar a tornar as trocas mais equilibradas.
Na opinião do empresário Eike Batista, dono do grupo EBX, é possível convencer os chineses a comprarem produtos brasileiros de maior valor agregado, em troca da garantia de suprimentos de matérias-primas para o país asiático.
- O aumento maciço da produção de aço do Brasil é para fornecer à China. O bonito é você fazer o acerto de não tudo ir em matéria-prima. Por exemplo, três toneladas vão em matériaprima e uma em aço, que vale no mínimo dez vezes mais - disse Eike durante o evento.
Lula disse que uma promessa chinesa de construir uma fábrica de aço no Brasil é possível e seria o maior investimento feito pelo asiático na América Latina.
Brasil e China também concordaram em impulsionar as exportações de carne bovina e tabaco do país latino-americano para o asiático e em dar andamento à cooperação para lançamentos de satélites.
- Esse acordo fortalece a unidade entre os mercados emergentes - disse o presidente chinês, que antecipou sua partida devido aos terremotos de quartafeira em de Qinghai, no noroeste do país, no qual mais de 600 pessoas morreram. A reunião do Bric estava marcada para hoje. Hu Jintao cancelou visitas à Venezuela e ao Chile.
Com agências Lula volta a defender diálogo com Irá na Cúpula da Ibas na Página 4
O setor aeronáutico pode tornar as trocas mais equilibradas Luiz Inácio Lula da Silva Presidente do Brasil
O acordo fortalece a unidade de mercados emer gentes Hu Jintao Presidente da China.
Três toneladas vão em matéria-prima e uma em aço, que vale mais Eike Batista Dono do grupo EBX.
0 comentário
ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10