Senado se prepara para votar MP da dívida ativa para ampliar prazo ao agricultor

Publicado em 19/04/2010 08:13
Deve entrar em votação no Senado, hoje ou amanhã, a medida provisória (MP) 472, que, em emenda, prevê ampliação do prazo para o agricultor incluído na Dívida Ativa da União pedir a renegociação dos débitos de Pesa e securitização. A complementação deve abranger 70% das 31 mil operações devedoras realizadas pelos agricultores até 1995 (no caso da securitização) e até 2001 (no caso do Pesa), e que não foram renegociadas até 31 de março.

A emenda propõe que este prazo seja estendido até 30 de setembro para pagamento integral e até 30 de dezembro para parcelado. "Quem não se apresentou até o final de março corre o risco de ser executado", ressalva o deputado federal Luis Carlos Heinze. Segundo ele, a grande maioria dos devedores está no Mato Grosso e no Rio Grande do Sul, onde os agricultores ainda tiveram perdas em decorrência do excesso de chuva no final de 2009 e início de 2010. Depois do Senado, a MP segue para a Câmara. Heinze garante que a prorrogação já foi negociada com o Ministério da Fazenda.

Com a aprovação, os produtores terão dez anos para saldar o débito. Quem optar por pagamento único terá desconto de 38% a 75%.

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética