Bolsas da Ásia cedem por China e Goldman Sachs

Publicado em 19/04/2010 10:15

Bolsas da Ásia cedem por China e Goldman Sachs


As principais bolsas asiáticas tiveram nesta segunda-feira a maior queda em 10 semanas, depois que reguladores norte-americanos fizeram acusações contra o Goldman Sachs e de a China se precaver contra a especulação imobiliária, dando aos investidores uma desculpa para embolsar lucros depois do recente rali nos mercados.

No Japão, o índice Nikkei recuou 1,74%, para 10.908 pontos. Na Austrália, o índice All Ordinaries da Bolsa de Sydney caiu 1,4%, para 4.905 pontos, e em Xangai (China) o Shangai Composite teve baixa de 4,79%, para 2.980 pontos. A Bolsa de Seul (Coreia do Sul) perdeu 1,68%, a 1,705 unidades, e em Cingapura o índice Straits Times caiu 1,54%, para 2.960 pontos. Por fim, a Bolsa de Hong Kong fechou em baixa de 2,1%, para 21.405 pontos.

O índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia Pacífico exceto Japão tinha queda de 2,36%, para 424 pontos, maior perda diária desde 5 de fevereiro.

No Japão, ganhou destaque as quedas dos bancos. O Mitsubishi UFJ Financial Group caiu 3,1%, enquanto o Mizuho Financial Group recuou 2,7%.

Companhias aéreas asiáticas também sofriam com o caos aéreo europeu decorrente da fumaça no vulcão na Islândia. A japonesa Kinki Nippon Tourist despencou 6,1% e a All Nippon Airways Co cedeu 2,4%. A Singapore Airlines, segunda maior companhia aérea mundial em valor de mercado, caiu 3,6%.

Alguns investidores enxergam a queda desta segunda-feira como temporária. "Não vejo isso como o início de um mercado em queda", disse Bratin Sanyal, chefe de ações na Ásia na ING Asset Management, em Hong Kong. "O mercado subiu muito, uma correção já era esperada".

O mercado chinês teve um dia especialmente ruim depois que o governo do país anunciou novas medidas no fim de semana para conter a especulação imobiliária, que parlamentares temem criar uma bolha de ativos.

"Tanto a questão imobiliária quanto a do Goldman são fatores de curto prazo, enquanto que uma recuperação da economia chinesa ainda é um cenário, evitando que o mercado caia muito", disse Zheng Waigang, chefe de investimento na Shanghai Securities.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário