IBGE divulga prévia da inflação: 0,48% em abril

Publicado em 20/04/2010 11:13

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (20) pesquisa que indica variação de 0,48% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) em abril. O índice, que funciona como prévia da inflação, teve variação inferior à registrada em março, quando a taxa foi de 0,55%. Com este resultado, o acumulado no ano já soma 2,51%, acima do verificado em igual período de 2009, que foi de 1,51%, enquanto que a soma dos últimos 12 meses é de 5,22%.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Os combustíveis, que ficaram 3,08% mais baratos, foram os maiores responsáveis pela desaceleração do índice. Só em Recife não houve queda nos preços dos combustíveis. Lá, ao contrário, a alta foi de 2,22%, enquanto que em Goiânia a queda chegou a 6,79% e em Curitiba, 6,32%.

Produtos e serviços não alimentícios tiveram uma variação de 0,12% em abril, ante 0,35% em março. Porém, mesmo com desaceleração de um mês para o outro, houve alta nos preços de itens importantes no orçamento das famílias, como os salários pagos aos empregados domésticos, artigos de vestuário e os remédios, cujos preços subiram em consequência do reajuste ocorrido a partir do dia 31 de março.

No grupo alimentação e bebidas, cuja alta vem sendo atribuída, principalmente, a problemas climáticos, a variação foi de 1,71% de abril. Em março, a variação registrada havia sido de 1,22%. No acumulado do ano, os preços dos alimentos já aumentaram 4,79%, segundo o IPCA-15.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Jornal do Commercio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário