Índia: Milhares protestam contra alta nos preços dos alimentos

Publicado em 21/04/2010 15:37

NOVA DÉLHI (Reuters) - Ao menos 100 mil indianos apoiados pelo principal partido de oposição denunciaram nesta quarta-feira os aumentos excessivos nos preços de alimentos, exigindo que a liderança do governo no Congresso renuncie devido à inflação.

A demonstração, uma das maiores em vários anos, revelou como a inflação está atiçando a ira da população contra o governo e fortalecendo a oposição do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP), um ano após ter perdido a eleição para o partido do Congresso.

Carreatas ocuparam as ruas do centro da capital e manifestantes, levados à Nova Délhi de diversos Estados por ônibus da BJP, carregavam bandeiras e cartazes e gritavam slogans anti-governo.

O BJP vê o aumento dos preços de grãos, açúcar e lentilhas corroendo o sucesso do Congresso antes da oitava eleição estadual neste ano e em 2011, com partidários do governo em regiões pobres e rurais da Índia sentindo os efeitos.

"Eu sempre votei no partido do Congresso mas estou muito desapontado com a maneira com que eles lidaram com os aumentos dos preços. Eles nos abandonaram, não sei como sustentarei minha família", disse Mohan Singh, agricultor que participou dos protestos.

O quilo do açúcar custa cerca de 30 rupias (0,67 dólar). Algumas lentilhas custam até 100 rupias por quilo em um país onde o Banco Mundial diz que mais de 400 milhões de pessoas vivem com menos de 1,25 dólar por dia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos