Índia: Milhares protestam contra alta nos preços dos alimentos

Publicado em 21/04/2010 15:37

NOVA DÉLHI (Reuters) - Ao menos 100 mil indianos apoiados pelo principal partido de oposição denunciaram nesta quarta-feira os aumentos excessivos nos preços de alimentos, exigindo que a liderança do governo no Congresso renuncie devido à inflação.

A demonstração, uma das maiores em vários anos, revelou como a inflação está atiçando a ira da população contra o governo e fortalecendo a oposição do partido nacionalista hindu Bharatiya Janata (BJP), um ano após ter perdido a eleição para o partido do Congresso.

Carreatas ocuparam as ruas do centro da capital e manifestantes, levados à Nova Délhi de diversos Estados por ônibus da BJP, carregavam bandeiras e cartazes e gritavam slogans anti-governo.

O BJP vê o aumento dos preços de grãos, açúcar e lentilhas corroendo o sucesso do Congresso antes da oitava eleição estadual neste ano e em 2011, com partidários do governo em regiões pobres e rurais da Índia sentindo os efeitos.

"Eu sempre votei no partido do Congresso mas estou muito desapontado com a maneira com que eles lidaram com os aumentos dos preços. Eles nos abandonaram, não sei como sustentarei minha família", disse Mohan Singh, agricultor que participou dos protestos.

O quilo do açúcar custa cerca de 30 rupias (0,67 dólar). Algumas lentilhas custam até 100 rupias por quilo em um país onde o Banco Mundial diz que mais de 400 milhões de pessoas vivem com menos de 1,25 dólar por dia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário