Drama grego atinge Portugal e bolsas caem

Publicado em 28/04/2010 10:51
O que até então era um drama  grego contaminou ontem Portugal  e espalhou-se rapidamente  pelos mercados globais: a exemplo de Atenas, Lisboa viu sua classificação de crédito ser rebaixada em dois graus pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s. As notas da Grécia caíram para “BB+” e “B”, respectivamente, de “BBB+” e “A-2”.  Portugal teve os ratings de probabilidade de inadimplência do emissor (IDR) de longo prazo em moeda local e estrangeira rebaixados para “A-”, de “A+”. Ao mesmo tempo, os ratings de curto prazo em moeda local e estrangeira foram rebaixados para “A-2”, de “A-1”. A perspectiva para os ratings é negativa.

A reação nas bolsas internacionais foi imediata. Atenas fechou em queda de 6%. A situação só não foi pior porque o pregão grego terminou pouco antes do anúncio do rebaixamento de rating pela S&P. Lisboa recuou 5,36%. Em Madri fechou em queda de 4,19%. Milão recuou 3,28%. A queda foi generalizada entre as bolsas do Velho Continente

Nos EUA, o Dow Jones, referência  em Nova York, fechou em baixa de 1,9%, a 10.991,99 pontos. No Brasil,  a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) encerrou o pregão de ontem em queda de 3,43%, aos 66.511 pontos. O giro financeiro foi de R$ 8,07 bilhões. Está é a maior queda desde o último dia 4 fevereiro, quando fechou em baixa de 4,73%.

Diante da asfixiante pressão do mercado, a Grécia pediu urgência para ter acesso ao pacote de ajuda de 45 bilhões de euros. Em meio a desconfianças quanto à aprovação da ajuda, o bônus grego de dez anos aumentou para 718 pontos básicos, com juros acima de 10%. Já os bônus que vencem em dois anos tiveram uma alta ainda maior — 15,5% —,  um indício de que os mercados não acreditam que Atenas possa cumprir suas obrigações em curto prazo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
DCI

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário