Bovespa começa maio operando em alta

Publicado em 03/05/2010 11:40

O mercado brasileiro abriu o mês de maio em alta, com os investidores atentos ao cenário internacional. O acordo feito na Europa para socorrer a Grécia e indicadores americanos se destacam no dia. Às 10h25, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, subia 0,21%, aos 67.627 pontos.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Os ministros das Finanças da zona do euro aceitaram no domingo ativar o mecanismo de ajuda à Grécia para tentar conter a crise da dívida do país e evitar que ela contamine o resto da Europa. Os europeus e o Fundo Monetário Internacional (FMI) contribuirão com 110 bilhões de euros, cerca de US$ 146 bilhões, nos próximos três anos. Do valor total, 80 bilhões de euros devem vir dos países da zona do euro. No primeiro ano de aplicação do plano, a Grécia deve receber 30 bilhões de euros da Europa.

No continente asiático, o banco central da China anunciou o aumento da alíquota do depósito compulsório para a maioria das instituições financeiras do país. Foi a terceira vez neste ano que a autoridade monetária toma tal decisão.

Ainda na agenda desta segunda, destaque para os indicadores de renda e gasto do americano, além dos gastos com construção, vendas de veículos e o índice de atividade no setor industrial.

Em Hong Kong, o Hang Seng teve retração de 1,4%, aos 20.811 pontos, enquanto, em Seul, o Kospi registrou declínio de 1,17%, para 1.721 pontos. As bolsas de Tóquio e Xangai não funcionaram por conta de feriado.

Na sexta-feira, o Ibovespa caiu 0,66%, aos 67.529 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 7,258 bilhões. Na semana, o principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) acumulou queda de 2,85% e, em abril, o índice recuou 4,04%.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA