Índice de preços ao produtor em SP cai 1,2% em abril

Publicado em 06/05/2010 07:09
O IqPR, índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários de São Paulo pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) - vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado - registrou em abril a primeira variação negativa mensal desde julho de 2009.

A queda, de 1,2%, foi determinada pelas oscilações no grupo formado por 14 produtos de origem vegetal, que, em média, recuou 2,23%. Nesta frente, a laranja para mesa caiu 23,31% e a laranja destinada às indústrias de suco recuou 13,09%. Segundo o IEA, o tombo da laranja para mesa pode ser explicado pelo fim do verão, quando a demanda é maior, e pela queda de preços da fruta para a indústria, pressionada pelo início da nova safra (2010/11) e pela queda das cotações internacionais do suco.

O grupo composto por seis produtos de origem animal, por sua vez, subiu em abril. A alta média de 1,37% foi puxada pelas valorizações dos leites B (4,3%) e C (2,89%).

Apesar da queda de abril, o IqPR acumula variação positiva de 23,46% nos últimos 12 meses. Nesse período, os vegetais acumulam ganho médio de 32,25% e os produtos de origem animal, de 1,49%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário