Petrobras envia ajuda à BP para limpar Golfo do México
Ele disse que uma equipe da estatal já está nos Estados Unidos e que um outro grupo estaria seguindo para o Golfo do México para trabalhar na contenção do óleo.
Estrella destacou que homens da Força Aérea Brasileira estão à disposição das autoridades norte-americanas e da petroleira britânica BP.
"O setor petrolífero mundial está dando apoio geral e irrestrito da BP para o combate a situação lá. É uma questão de solidariedade e responsabilidade planetária", declarou Estrella a jornalistas após evento da Associação Comercial do Rio de Janeiro.
"A equipe conta com cerca de vinte pessoas incluindo especialistas em segurança e meio ambiente, tem gente da Marinha, Força Aérea, do Ministério do Meio Ambiente e gente nossa", acrescentou o executivo.
Estrella afirmou que a estatal aguarda um posicionamento formal do governo norte-americano sobre a exploração de petróleo em alto mar nos EUA, para então analisar a situação da Petrobras no Golfo do México
A empresa detêm dois campos na região, Cascade e Chinook, que devem iniciar a produção de óleo este ano. "A programação já estava adiantada para o início da produção lá", afirmou o diretor.
Na terça-feira, o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, disse que apesar do acidente da BP o cronograma da operação da empresa está garantido e a plataforma Cascade-Chinook deve começar a operar na segunda metade de 2010.
O executivo frisou ainda que Gabrielli é favorável à criação de um monitoramento e de uma atuação global contra acidentes e vazamentos que reuniria todas as empresas de petroléo do mundo.
0 comentário
ONS eleva previsão para crescimento da carga de energia a 1,5% em setembro
Wall Street abre com pouca variação após dados de emprego de agosto
Ibovespa recua na abertura com dados de emprego dos EUA em foco
Dólar recua após dados de emprego dos EUA fomentarem apostas de corte grande de juros pelo Fed
Presidente do Fed de NY diz que chegou a hora de iniciar cortes nos juros
Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10