Autoridades lutam contra mercados para conter crise grega

Publicado em 07/05/2010 11:14

A relativamente pequena economia da Grécia impacta o mundo inteiro nesta sexta-feira (7), com investidores preocupados sobre a possibilidade de outros países europeus enfrentarem uma crise de dívida similar. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Os ministros do G7, grupo das sete grandes economias do mundo, disseram que irão discutir a situação grega nesta sexta-feira, depois de autoridades do Federal Reserve expressarem preocupação e a Casa Branca dizer que o presidente Barack Obama está observando os desenvolvimentos de perto.

 

Líderes da zona do euro também se reunirão nesta sexta-feira em uma cúpula especial, enquanto o Parlamento alemão aprovou hoje o pacote de ajuda oferecido à Grécia.

 

As Bolsas de Valores asiáticas fecharam o dia em queda, repercutindo a perda de quase mil pontos do Dow Jones na véspera, em um movimento que lembra o caos dos mercados gerado durante a recente crise mundial de crédito.

 

"A crise de dívida grega está relembrando os investidores do que aconteceu após o colapso do Lehman Brothers", disse Kazuhiro Takahashi, administrador do Daiwa Securities Capital Markets. "A falência de uma única instituição financeira acabou detonando um efeito em cadeia sobre a economia global."

 

O euro operava quase estável na Ásia, pouco abaixo de US$ 1,27. O índice de ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,4%, a maior queda em três meses. A Bolsa de Tóquio despencou 3,1%.

 

Na Europa, o índice das principais bolsas da região recuava 1,5%. O índice de ações da região perdia 1,82% pela manhã. O índice MSCI de ações globais operava em baixa de 0,91%.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário