Brasil pode contribuir com a África para alcançar segurança alimentar

Publicado em 11/05/2010 08:48
O ministro da Irrigação e Desenvolvimento das Águas do Malaui (país da África Oriental), Richie Muheya, afirmou nesta segunda-feira (10) que a experiência agrícola do Brasil pode contribuir para o desafio africano de alcançar a segurança alimentar no continente.

“Na maioria dos países da União Africana os solos são férteis, a água abundante e com o apoio do Brasil e outros parceiros, certamente nossa meta poderá ser alcançada. O Brasil, país que alcançou desenvolvimento sem precedentes na agricultura, poderá ajudar a África superar o desafio de garantir segurança alimentar”, disse Richie Muheya, ao discursar na abertura do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural.

O ministro disse que o encontro, que ocorre entre os dias 10 e 12, e reúne representantes dos países africanos, ministros e especialistas, será uma oportunidade para que os países da África possam aprender com o Brasil formas de usar recursos humanos, hídricos e fundiários para garantir a segurança alimentar e também reduzir a pobreza.

Richie citou o interesse nas iniciativas brasileiras de fortalecimento dos pequenos agricultores com a criação de cooperativas.

O objetivo do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural é intensificar a cooperação entre o Brasil e os países africanos. De acordo com o Itamaraty, a cooperação técnica com a África tem aumentado nos últimos anos.

Apenas os países africanos recebem atualmente cerca de 60% dos recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) destinados à cooperação internacional. Há 50 projetos na área de segurança alimentar operados pela ABC, em 18 países africanos.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Viagem de Xi à Europa pode revelar divisões na UE sobre estratégia para lidar com a China
Wall Street sobe com alívio de preocupações sobre aumento de juros pelo Fed
Petrobras eleva preço médio do querosene de aviação em 2,8% a partir de maio
Ibovespa avança na abertura com repercussão de sinais do Fed
Dólar cai mais de 1% com melhora na perspectiva de crédito do Brasil e após Fed