Brasil pode contribuir com a África para alcançar segurança alimentar

Publicado em 11/05/2010 08:48
O ministro da Irrigação e Desenvolvimento das Águas do Malaui (país da África Oriental), Richie Muheya, afirmou nesta segunda-feira (10) que a experiência agrícola do Brasil pode contribuir para o desafio africano de alcançar a segurança alimentar no continente.

“Na maioria dos países da União Africana os solos são férteis, a água abundante e com o apoio do Brasil e outros parceiros, certamente nossa meta poderá ser alcançada. O Brasil, país que alcançou desenvolvimento sem precedentes na agricultura, poderá ajudar a África superar o desafio de garantir segurança alimentar”, disse Richie Muheya, ao discursar na abertura do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural.

O ministro disse que o encontro, que ocorre entre os dias 10 e 12, e reúne representantes dos países africanos, ministros e especialistas, será uma oportunidade para que os países da África possam aprender com o Brasil formas de usar recursos humanos, hídricos e fundiários para garantir a segurança alimentar e também reduzir a pobreza.

Richie citou o interesse nas iniciativas brasileiras de fortalecimento dos pequenos agricultores com a criação de cooperativas.

O objetivo do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural é intensificar a cooperação entre o Brasil e os países africanos. De acordo com o Itamaraty, a cooperação técnica com a África tem aumentado nos últimos anos.

Apenas os países africanos recebem atualmente cerca de 60% dos recursos da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) destinados à cooperação internacional. Há 50 projetos na área de segurança alimentar operados pela ABC, em 18 países africanos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário