Baixa nas ações do setor de carnes

Publicado em 11/05/2010 09:40

As turbulências na Europa também afetaram as ações das empresas de carnes. No Brasil, que tem empresas fortes na exportação, a mais afetada foi o Minerva, cujos papéis recuaram 7,43%. Os da JBS caíram 3% e as ações da Marfrig, 1,36%. A Brasil Foods perdeu 1,43% no dia. Papéis das americanas Tyson e Smithfield despencaram. As quedas foram de 5,93% e 4,37%, respectivamente, segundo o Valor Data.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Pânico no mercado global

Desde quinta-feira (6), o mercado global está em crise e os movimentos financeiros derivados das preocupações com a economia europeia e com as bolsas americanas provocaram a valorização do dólar e a retração das commodities em geral, sem poupar as agrícolas.

Na bolsa de Chicago, referência para as cotações dos grãos no mercado internacional, a soja foi a mais afetada. Segundo o Valor Data, os contratos futuros de segunda posição de entrega - normalmente os de maior liquidez - recuaram 2,45%, e passaram a acumular uma queda de 13,35% este ano.

O tombo da soja elevou a pressão sobre milho e trigo, que completam a trinca das commodities agrícolas mais negociadas no planeta. No caso do milho, a segunda posição caiu 0,47% e elevou as perdas em 2009 para 12,49%; no do trigo, a erosão diária foi de 0,73%, ampliando a anual para 8,18%. Ainda assim, os patamares de fechamento de quinta foram os mais baixos em "apenas" um mês.

As commodities agrícolas negociadas na bolsa de Nova York (açúcar, café, cacau, suco de laranja e algodão) não se livraram do contágio. As baixas levaram os preços aos mais baixos níveis desde meados de abril. A exceção foi o açúcar, que já estava em queda e atingiu o piso em pouco mais de um ano.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário