Ministro da Agricultura apresenta propostas de cooperação a países africanos

Publicado em 12/05/2010 08:33
Missões de diversos países africanos devem retornar ao Brasil, desta vez para conhecer ações que resultaram no desenvolvimento agrícola nacional, informouo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, nesta terça-feira (11). Ele apresentou propostas de cooperação técnica a ministros e autoridades de mais de 15 países africanos, que estão em Brasília participando do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. A agenda de hoje do ministro foi inteiramente reservada para reuniões bilaterais com as autoridades participantes do evento, no Palácio do Itamaraty.

Países como Botsuana, Benin, Mauritânia, Camarões, Gabão, Namíbia apresentaram demandas ao ministro Wagner Rossi. “Vamos receber desses países estudantes e técnicos que irão se aperfeiçoar na Embrapa e em outros centros importantes de pesquisa agronômica no Brasil”, disse Rossi.

Ele ressaltou, ainda, que a ideia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é concretizar as intenções de ajuda ao continente africano na promoção da segurança alimentar. Para isso, sugeriu à maioria dos ministros a participação de técnicos africanos em cursos ministrados no Centro de Estudos Estratégicos e Capacitação em Agricultura Tropical da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), inaugurado ontem (10) pelo presidente da República.

“Recebemos demandas em áreas específicas e, na maioria delas, o Brasil tem expertise, como milho, soja e gados de leite e de corte. Queremos estabelecer programas de cooperação efetiva”, ressaltou. Nesta quarta-feira (12), pela manhã, Rossi continuará recebendo ministros africanos, interessados em estreitar as relações com o setor agrícola nacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário