Brasil e Sudão firmam primeiro acordo no setor agrícola

Publicado em 12/05/2010 08:43
Os ministros da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, e do Sudão, Ismail Abd Elhalim Elmotafi, assinaram memorando de entendimento, na tarde dessa terça-feira (11). Trata-se do primeiro acordo firmado na área de agricultura entre os dois países e tem a finalidade de promover o intercâmbio de materiais genéticos, capacitação de cientistas e especialistas, além da troca de informações e resultados de pesquisa no setor. O encontro entre os dois ministros faz parte da agenda do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, que ocorre no Palácio do Itamaraty até esta quarta-feira (12).

O documento prevê a troca de experiências em áreas como biocombustíveis, saúde animal e vegetal e sistemas de Integração lavoura-pecuária. O acordo também trata de treinamento em produção de cana-de-açúcar, manutenção de máquinas agrícolas, criação de animais,entre outros.

Sudão - A delegação sudanesa foi uma das 15 recebidas nessa terça-feira pelo ministro Rossi. O país do norte da África, que faz fronteira com o mar Vermelho, tem 43% da sua economia voltada para atividade agrícola, na qual estão empregados 80% da mão-de-obra ocupada. Dentre os principais produtos cultivados estão sorgo, amendoim, cana-de-açúcar e mandioca.

“O Brasil e o Sudão não são competidores. São países com grande potencial agrícola e podem se complementar tecnicamente”, destacou o ministro sudanês. Além do Sudão, Rossi esteve com ministros de Angola, Costa do Marfim, Namíbia e Senegal. Todas as autoridades reforçaram interesse em ampliar cooperação, principalmente na área de pesquisa em agricultura tropical, setor que o Brasil é, reconhecidamente, o mais avançado no mundo.

Rossi afirmou que, após o evento, o Ministério da Agricultura irá programar agenda de missões ao continente africano, com o objetivo de favorecer ações concretas para o desenvolvimento rural desses países.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confederação de municípios estima prejuízos acima de R$ 4,6 bi no RS
Enchentes afetam abastecimento de combustíveis no RS; refinaria da Petrobras "sem acesso"
BC suspende medidas executivas contra devedores do Rio Grande do Sul por 90 dias
Brasil diz que fechou acordo com Paraguai sobre tarifa de Itaipu
Ações europeias fecham em picos recordes com impulso do setor financeiro