Euro atinge menor valor em 4 anos por crise de dívida

Publicado em 17/05/2010 10:35

O euro atingiu a mínima em quatro anos nesta segunda-feira, já que o desapontamento sobre a crise de dívida da Europa levou os investidores a tirar dinheiro de ativos mais arriscados e colocá-lo em mercados mais seguros, como os de ouro e bônus asiáticos.

O euro chegou a cair a US$ 1,2234, o menor nível desde abril de 2006. "O mercado está no modo medo", disse Justin Smirk, economista-chefe do George Bank na Nova Zelândia.

A moeda europeia já recuou mais de 7% contra o dólar neste mês, acumulando no ano recuo de cerca de 14%, marcando a pior performance entre as principais moedas do mundo.

Nesta segunda, as Bolsas de Valores da Ásia fecharam em baixa, novamente atingidas pelo mau humor do mercado sobre a situação econômica da Europa e repercutindo as perdas nos mercados internacionais da última sexta-feira.

O índice MSCI que acompanha as Bolsas da região da Ásia-Pacífico, exceto Japão, despencava 3,29%, a 390 pontos, às 8h (horário de Brasília).

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 2,17%, a 10.235 pontos. Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul teve perda de 2,6%, a 1.651 pontos.

"A preocupação é se a situação fiscal nos estados do sul da Europa irá realmente atingir a economia europeia e, em seguida, a economia global", disse Takashi Ushio, chefe da divisão de estratégia de investimento na Marusan Securities, no Japão.

Fonte: Folha On line

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética