Euro atinge menor valor em 4 anos por crise de dívida

Publicado em 17/05/2010 10:35

O euro atingiu a mínima em quatro anos nesta segunda-feira, já que o desapontamento sobre a crise de dívida da Europa levou os investidores a tirar dinheiro de ativos mais arriscados e colocá-lo em mercados mais seguros, como os de ouro e bônus asiáticos.

O euro chegou a cair a US$ 1,2234, o menor nível desde abril de 2006. "O mercado está no modo medo", disse Justin Smirk, economista-chefe do George Bank na Nova Zelândia.

A moeda europeia já recuou mais de 7% contra o dólar neste mês, acumulando no ano recuo de cerca de 14%, marcando a pior performance entre as principais moedas do mundo.

Nesta segunda, as Bolsas de Valores da Ásia fecharam em baixa, novamente atingidas pelo mau humor do mercado sobre a situação econômica da Europa e repercutindo as perdas nos mercados internacionais da última sexta-feira.

O índice MSCI que acompanha as Bolsas da região da Ásia-Pacífico, exceto Japão, despencava 3,29%, a 390 pontos, às 8h (horário de Brasília).

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 2,17%, a 10.235 pontos. Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul teve perda de 2,6%, a 1.651 pontos.

"A preocupação é se a situação fiscal nos estados do sul da Europa irá realmente atingir a economia europeia e, em seguida, a economia global", disse Takashi Ushio, chefe da divisão de estratégia de investimento na Marusan Securities, no Japão.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha On line

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário