Euro atinge menor valor em 4 anos por crise de dívida

Publicado em 17/05/2010 10:35 256 exibições

O euro atingiu a mínima em quatro anos nesta segunda-feira, já que o desapontamento sobre a crise de dívida da Europa levou os investidores a tirar dinheiro de ativos mais arriscados e colocá-lo em mercados mais seguros, como os de ouro e bônus asiáticos.

O euro chegou a cair a US$ 1,2234, o menor nível desde abril de 2006. "O mercado está no modo medo", disse Justin Smirk, economista-chefe do George Bank na Nova Zelândia.

A moeda europeia já recuou mais de 7% contra o dólar neste mês, acumulando no ano recuo de cerca de 14%, marcando a pior performance entre as principais moedas do mundo.

Nesta segunda, as Bolsas de Valores da Ásia fecharam em baixa, novamente atingidas pelo mau humor do mercado sobre a situação econômica da Europa e repercutindo as perdas nos mercados internacionais da última sexta-feira.

O índice MSCI que acompanha as Bolsas da região da Ásia-Pacífico, exceto Japão, despencava 3,29%, a 390 pontos, às 8h (horário de Brasília).

O índice Nikkei da Bolsa de Tóquio fechou em baixa de 2,17%, a 10.235 pontos. Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul teve perda de 2,6%, a 1.651 pontos.

"A preocupação é se a situação fiscal nos estados do sul da Europa irá realmente atingir a economia europeia e, em seguida, a economia global", disse Takashi Ushio, chefe da divisão de estratégia de investimento na Marusan Securities, no Japão.

Fonte:
Folha On line

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário