INTERNACIONAL: Crise financeira na Europa pode reduzir demanda e prejudicar exportações

Publicado em 17/05/2010 14:02
Algumas das principais commodities agrícolas, como o trigo e soja, operaram em baixa na madrugada desta segunda-feira em Chicago por conta de uma preocupação com a crise financeira que atinge a Grécia. A crise, que ameaça acabar com a zona do euro, pode se estender para o leste europeu, comprometendo a frágil recuperação econômica da região, segundo o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento.

 “Nós estamos vendo uma aversão ao risco no mercado, e isso é empurrar as commodities para baixo, a curto prazo”, diz o diretor de venda de commodities do Banco Nacional da Austrália, Michael Pitts.

Uma pesquisa mostrou que analistas – de Chicago a Tóquio – afirmam que esta semana a soja deve permanecer operando em baixa e que o milho deverá cair. O recuo dos preços, segundo o estudo, pode ser conseqüência da crise econômica na Europa, principalmente na Grécia, que deve provocar uma desaceleração da demanda por alimento, ração e combustível feito desses dois produtos e, além disso, pode também retardar o crescimento econômico europeu.

Exportações argentinas

A Argentina, o segundo maior exportador de milho do mundo, aumentou sua cota de exportações do cereal em 30%, alcançando 13 milhões de toneladas na temporada 2009/10, segundo a Agência Nacional de Controle de Exportações Agrícolas. A previsão para a nação sul americana era de exportar 12 milhões de toneladas neste ano comercial, ou 14% das exportações mundiais para esse período, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Com informações da Bloomberg
Tradução: Carla Mendes

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética