INTERNACIONAL: Barreiras impostas pela Argentina aos alimentos brasileiros pode ser suspensa

Publicado em 18/05/2010 14:25
A medida do secretário do Comércio argentino, Guillermo Moreno, para bloquear alimentos brasileiros deve ser suspensa. Caminhões que levavam produtos avícolas a Buenos Aires estavam detidos na fronteira e foram liberados. No entanto, fontes afirmam que alguns problemas ainda persistem.

As mesmas fontes dizem que a atitude de liberar os carregamentos de frango tem o objetivo de tirar de foco a polêmica das barreiras comerciais impostas pela Argentina aos alimentos brasileiros, pois atualmente, acontece a cúpula entre a União Européia e o Mercosul que visa reestabelecer as negociações entre os dois blocos econômicos. 

Diante disso, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) não esconde sua estranheza quanto às declarações da presidente argentina Cristina Kirchner afirmando que não há restrições comerciais aos alimentos brasileiros e europeus. A Federação, desde a última semana, afirmava que a Argentina havia imposto barreiras sem ao menos notificar as autoridades brasileiras. Afinal, Guillermo Moreno sugeriu que produtos com molho de tomate italiano, azeite espanhol, e as aves e os produtos avícolas de indústrias paulistas fossem retirados dos supermercados.

 A preocupação do ministro de Relações Internacionais brasileiro Celso Amorim com relação a este conflito é que a Argentina volte a impor esse entraves, uma vez que alguns caminhões que transportavam alimentos perecíveis estavam detidos.

Com informações do El Clarín

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA