INTERNACIONAL: Barreiras impostas pela Argentina aos alimentos brasileiros pode ser suspensa

Publicado em 18/05/2010 14:25 183 exibições
A medida do secretário do Comércio argentino, Guillermo Moreno, para bloquear alimentos brasileiros deve ser suspensa. Caminhões que levavam produtos avícolas a Buenos Aires estavam detidos na fronteira e foram liberados. No entanto, fontes afirmam que alguns problemas ainda persistem.

As mesmas fontes dizem que a atitude de liberar os carregamentos de frango tem o objetivo de tirar de foco a polêmica das barreiras comerciais impostas pela Argentina aos alimentos brasileiros, pois atualmente, acontece a cúpula entre a União Européia e o Mercosul que visa reestabelecer as negociações entre os dois blocos econômicos. 

Diante disso, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) não esconde sua estranheza quanto às declarações da presidente argentina Cristina Kirchner afirmando que não há restrições comerciais aos alimentos brasileiros e europeus. A Federação, desde a última semana, afirmava que a Argentina havia imposto barreiras sem ao menos notificar as autoridades brasileiras. Afinal, Guillermo Moreno sugeriu que produtos com molho de tomate italiano, azeite espanhol, e as aves e os produtos avícolas de indústrias paulistas fossem retirados dos supermercados.

 A preocupação do ministro de Relações Internacionais brasileiro Celso Amorim com relação a este conflito é que a Argentina volte a impor esse entraves, uma vez que alguns caminhões que transportavam alimentos perecíveis estavam detidos.

Com informações do El Clarín

Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário