Argentina adota medida antidumping para China, Taiwan e Indonésia

Publicado em 18/05/2010 16:27

A Argentina anunciou nesta terça-feira medidas antidumping sobre as importações de fios de poliéster da China, Indonésia e Taiwan, em uma nova medida comercial do país envolvendo o gigante asiático, de acordo com o jornal oficial do governo.

A medida foi definida após a constatação de danos à indústria local devido às importações desses produtos, e por isso foi determinado o pagamento de taxas adicionais de 14,2% para a China, 6,1% para Taiwan e 7,5% para a Indonésia para a entrada dos produtos no mercado local, segundo o Boletín Oficial.

As autoridades argentinas vêm implementando regras semelhantes nos últimos meses a vários produtos, especialmente os originários da China, para atenuar o impacto da crise global na indústria local.

As medidas levaram Buenos Aires e Pequim a uma disputa comercial que está afetando as vendas de óleo de soja do país sul-americano.

Em abril a China recomendou a importadores de óleo de soja que não comprassem o produto da Argentina, maior exportador do mundo, dizendo que ele não atendia aos padrões de qualidade exigidos pelo gigante asiático.

Desde então os países negociam para encontrar uma solução para o problema, mas a China quer que a Argentina não limite a entrada de seus produtos industriais como ocorreu nos últimos meses.

O Ministério da Indústria disse que a produção nacional de fios de poliéster texturizados emprega 700 pessoas na Argentina, "que estariam em risco de perder seu emprego caso a medida não fosse empregada".

A investigação também concluiu que os preços dos produtos importados destes três países estavam abaixo do preço médio da produção nacional e também estavam até 25% abaixo do custo de produção local.

Fonte: Folha Online

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança em dia cheio de balanços e com RS no radar
Wall St amplia ganhos com esperanças de cortes de juros
Wall Street tem leve alta devido a otimismo com cortes de juros
Ibovespa sobe em dia cheio de balanços
Etanol sobe 1,55% em abril e gasolina também fica 0,51% mais cara, aponta Edenred Ticket Log