Câmara analisa novos prazos para negociação das dívidas agrícolas

Publicado em 20/05/2010 09:56 e atualizado em 20/05/2010 13:23
O Plenário da Câmara dos Deputados deve concluir esta semana a votação das emendas do Senado à Medida Provisória 472/09, que concede incentivos fiscais a diversos setores da economia.  

Na sessão de terça-feira (18), a Câmara aprovou o parecer do relator, Marcelo Ortiz (PV-SP), sobre as emendas. A pauta da sessão desta tarde inclui as emendas que terão votação em separado.
 
Uma dessas sessões está a que reabre, até 30 de junho de 2010, o prazo final para a inclusão de débitos rurais na dívida ativa da União para fins de renegociação ou liquidação.
 
Se essa emenda for aprovada, a data final para a renegociação passa a ser 20 de dezembro de 2010. O prazo havia acabado em dezembro do ano passado.
 
A emenda permite que o agricultor endividado contrate novo financiamento com recursos do crédito rural apenas com a amortização das prestações equivalentes a um ano. Pela lei atual, o novo contrato somente pode ser feito se ocorrer a liquidação total da dívida existente.
 
Além disso, são reabertos os prazos para os produtores de cacau da Bahia aderirem à renegociação de dívidas já disciplinadas pela Lei 11.775/08. Os prazos acabaram em dezembro do ano passado, e a emenda concede novo prazo até 30 de dezembro de 2010. Uma outra emenda a ser votada concede prazos ainda maiores do que esses.
 
Assunto pertinente no setor, a renegociação das dívidas agrícolas é recorrente em políticos, empresários e representantes das instituições bancárias. O diretor-adjunto de produtos e financiamentos da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Ademiro Vian, já defendeu a renegociação da dívida.
 
Para o representante da Febraban, "os produtores precisam de um tratamento diferenciado, estudado caso a caso, para a reestruturação de seus pagamentos".  O executivo ponderou, contudo, que o BNDES precisará dispor de recursos de longo prazo para alongar esses financiamentos e que a simples prorrogação das parcelas apenas agrava o problema.
 
"A renegociação melhora a classificação de risco do produtor e permite que ele tome novos créditos. A prorrogação apenas piora sua classificação e emperra novos financiamentos."
 
A dívida dos agricultores é bandeira (e luta) também, na Associaçãos dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), que tem na figura do Delegado para a região médio Norte e suplente de deputado federal, Neri Geler, um dos seus mais atuantes articuladores na capital federal.
 
Para ele, o problema se agravou na última safra, (em virtude da baixa cotação do dólar), e não permitiu que o setor negativasse os débitos junto às financiadoras.
 
O endividamento e a falta de uma política de pagamento junto ao setor privado tem tirado, nos últimos anos, muita gente da atividade”, já denunciara ele.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Expresso MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Márcio Custódio de Araújo Centralina - MG

    Este ano agrava mais ainda, preços baixos, dolar baixo, produção baixa (soja), não temos como concorrer com estrangeiros, o nosso Brasil esta sendo comprado pelos estrangeiros, eles produzem de qualquer jeito, a outro grande problema para nos produtores, OS POLITICOS, não todos, sabe porque? A nossa agricultura hoje e o sistema de lavagem de dinheiro, veija bem, não são todos POLITICOS, por isso devemos VOTAR, naquele que apoia 100% a AGRICULTURA

    0