Pagamento do Garantia Safra pode ser em agosto no Ceará

Publicado em 24/05/2010 07:59 209 exibições
Se até o próximo dia 15 de junho, todos os 177 municípios inscritos no Garantia Safra estiverem adimplentes com as suas contrapartidas no seguro, o início do pagamento das parcelas será antecipado para o próximo mês de agosto. A garantia é do secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Antônio Rodrigues Amorim, que esteve reunido, na sexta-feira (21), em Brasília, com o governador Cid Gomes e com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

De acordo com Amorim, na ocasião, ficou acordado que o Garantia Safra assegura uma renda extra de R$ 600 paga em quatro parcelas para os agricultores que registram perdas acima de 50% das safras.

Do início do ano até a primeira quinzena deste mês, houve uma perda na produção agrícola de 57% em relação à estimativa traçada pelo governo no início de 2010, que era de 1,4 milhão de toneladas. Ou seja, a produção, até agora, só chegou a 602 mil toneladas. O milho é a cultura mais prejudicada com a insuficiência de chuvas desta quadra, enquanto o feijão também apresentou importantes perdas devido à escassez.

Representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Ceará (Fetraece) e da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) também participaram do encontro em Brasília.

Fonte:
Diário do Nordeste

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário