Exportadores norte-americanos vão colocar foco na China e na Índia

Publicado em 24/05/2010 16:56
Em recente encontro da Poultry & Egg Association, a principal entidade avícola dos EUA, o Dr. Mark Lobstein, representando a associação local dos exportadores de aves e ovos (USAPEEC), ao falar sobre as perspectivas do mercado externo para as empresas exportadoras dos EUA, não escondeu que a situação é extremamente difícil. “O desastre é inevitável – os embarques vêm caindo. Nada exportamos para a Rússia em 2010. O argumento que [os russos] adotaram é o de que usamos cloro. Mas nós [norte-americanos], grandes consumidores de frango, somos todos saudáveis. A questão não está no uso do cloro, é política”, desabafou.
De acordo com Lobstein, agora o grande potencial para as exportações avícolas dos EUA está na China e Índia. “Temos algumas pendências a resolver com a China, mas eu acredito numa solução negociada. Vamos concentrar forças naqueles mercados”, afirmou.
*
Curiosamente, o futuro das exportações norte-americanas passa pelos BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China, os quatro países que chamaram a atenção do mundo pelo rápido crescimento econômico.
Juntos, Rússia e China já chegaram a absorver (2007) quase 45% das exportações de carne de frango dos EUA. Em 2010 (primeiro trimestre) o volume importado ficou reduzido a menos de 10% e dificilmente retornará ao status anterior porque – como reconheceu o dirigente da USAPEEC – as pendências (não só com a Rússia, mas também com a China) são, sobretudo, de caráter político. Ou seja: o frango apenas “paga o pato”.
A Índia, com uma população superior a 1 bilhão de habitantes é, sem dúvida, o mercado sonhado por qualquer exportador. Mas chegar a esse mercado vai muito além da simples solução de questões de acesso, passa por mudanças culturais. Assim, a Índia ainda deve permanecer, por algum tempo, somente como um mercado latente.
O último dos BRIC (ou o primeiro), o Brasil, entra nessa história como maior exportador mundial de carne de frango e, portanto, como concorrente direto dos EUA. Ou seja: também tem um grande mercado consumidor (população superior à da Rússia) mas nada importa. Ao contrário, vem, cada vez mais, ocupando mercados tradicionalmente pertencentes aos EUA.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário