Governos incentivam produção e consumo de alimentos orgânicos

Publicado em 26/05/2010 07:10 214 exibições
Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário apontam que 85% dos produtores de alimentos orgânicos são agricultores familiares. Cada vez mais procurados, esses alimentos, segundo especialistas, trazem benefícios à saúde e preservam o meio ambiente porque o sistema de produção não utiliza fertilizantes químicos, agrotóxicos e organismos geneticamente modificados (transgênicos).

Com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância do consumo de alimentos orgânicos, o Ministério da Agricultura realizou nesta terça-feira (25), em parceria com a Comissão da Produção Orgânica do Rio (CPOrg/RJ), a 6ª Semana de Alimentos Orgânicos.

No Rio de Janeiro, há programas de incentivo ao consumo e à produção de orgânicos. A Empresa de Extensão Rural do Rio (Emater/RJ), por exemplo, criou o Programa Especial de Fomento Agropecuário e Tecnológico, que oferece uma linha de crédito para estimular a produção dos sistemas orgânicos no meio rural. O programa visa também a aumentar a oferta de trabalho e gerar renda.

Além dessa iniciativa, há a Lei da Alimentação Escolar, no município do Rio de Janeiro, que determina a aplicação de, no mínimo, 30% da verbas para a alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar.

De acordo com pesquisadores, a conscientização dos benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde e a preservação ambiental é também um estímulo para o aumento do consumo desses produtos. O Ministério da Agricultura criou um projeto para incentivar atividades de conscientização e aumento do consumo de alimentos saudáveis.

“As crianças aprendem como é produzido o alimento, como é feito no campo até chegar na mesa deles. O alimento não é simplesmente pronto. Coisas simples, como o leite vem da vaca e não da caixa”, explicou a coordenadora da CPOrg/RJ, Ailena Salgado.

Ela lembrou que a produção de orgânicos também está ligada às questões sociais. “O produto orgânico não é só aquele produto que não utiliza agrotóxico. O produto orgânico é aquele em que se planeja todas as etapas de produção, desde as condições de trabalho do trabalhador do campo até as questões ambientais.”

Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário