Governos incentivam produção e consumo de alimentos orgânicos

Publicado em 26/05/2010 07:10
Dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário apontam que 85% dos produtores de alimentos orgânicos são agricultores familiares. Cada vez mais procurados, esses alimentos, segundo especialistas, trazem benefícios à saúde e preservam o meio ambiente porque o sistema de produção não utiliza fertilizantes químicos, agrotóxicos e organismos geneticamente modificados (transgênicos).

Com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância do consumo de alimentos orgânicos, o Ministério da Agricultura realizou nesta terça-feira (25), em parceria com a Comissão da Produção Orgânica do Rio (CPOrg/RJ), a 6ª Semana de Alimentos Orgânicos.

No Rio de Janeiro, há programas de incentivo ao consumo e à produção de orgânicos. A Empresa de Extensão Rural do Rio (Emater/RJ), por exemplo, criou o Programa Especial de Fomento Agropecuário e Tecnológico, que oferece uma linha de crédito para estimular a produção dos sistemas orgânicos no meio rural. O programa visa também a aumentar a oferta de trabalho e gerar renda.

Além dessa iniciativa, há a Lei da Alimentação Escolar, no município do Rio de Janeiro, que determina a aplicação de, no mínimo, 30% da verbas para a alimentação escolar na compra de produtos da agricultura familiar.

De acordo com pesquisadores, a conscientização dos benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde e a preservação ambiental é também um estímulo para o aumento do consumo desses produtos. O Ministério da Agricultura criou um projeto para incentivar atividades de conscientização e aumento do consumo de alimentos saudáveis.

“As crianças aprendem como é produzido o alimento, como é feito no campo até chegar na mesa deles. O alimento não é simplesmente pronto. Coisas simples, como o leite vem da vaca e não da caixa”, explicou a coordenadora da CPOrg/RJ, Ailena Salgado.

Ela lembrou que a produção de orgânicos também está ligada às questões sociais. “O produto orgânico não é só aquele produto que não utiliza agrotóxico. O produto orgânico é aquele em que se planeja todas as etapas de produção, desde as condições de trabalho do trabalhador do campo até as questões ambientais.”

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário