Zona do euro mantém recuperação lenta em abril, diz entidade

Publicado em 27/05/2010 11:10

A zona do euro manteve sua recuperação em abril em um ritmo tímido, porém estável, segundo a entidade privada de análise The Conference Board, cujo índice subiu 0,9% até 110,4 pontos. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O índice "aponta uma recuperação contínua, embora ainda frágil", assinalou Jean-Claude Manini, economista-chefe para a Europa da entidade, em comunicado divulgado nesta quinta-feira.

Apesar da volatilidade recente nos mercados financeiros europeus, os efeitos de rebote após a recessão seguem dominando a recuperação, acrescentou.

O índice "teve uma sólida tendência de alta, o que sugere um aumento moderado na atividade econômica na segunda metade do ano", recalcou Marini.

Para o economista-chefe da entidade, Bart van Ark, advertiu que os desequilíbrios estruturais causados pela crise financeira poderiam fazer com que o crescimento da Europa seja lento durante 2011 e inclusive nos próximos anos.

Para 2010, seguimos projetando índices de crescimento moderadamente positivos para a maior parte dos países europeus, com exceções na Espanha, Grécia e Irlanda, que terão descensos, acrescentou.

O índice LEI que a entidade elabora aumentou 15,6% desde março de 2009. Em abril, seis de seus oito componentes registraram tendência positiva.

 

Fonte: Efe, Bruxelas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com ajuda de Fed e Moody's; Bradesco e Weg recuam
Wall St avança com Fed sinalizando viés mais brando antes de dados de emprego
Dólar tem maior queda diária desde agosto sob influência de Fed e Moody's
RS tem mais de 300 mil sem luz; barragem de usina se rompe
Taxas futuras despencam com decisão do Fed e anúncio da Moody's sobre Brasil