Crise da zona do euro pode afetar exportação, diz Meirelles

Publicado em 28/05/2010 09:26 e atualizado em 28/05/2010 10:13
Banco deve elevar previsão de crescimento do Brasil para 2010. Presidente do BC participou de conferência de investidores em Londres.

As exportações brasileiras podem ser afetadas como resultado da crise da zona do euro, disse nesta quinta-feira (27) o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. No entanto, ele indicou que o banco deve elevar no próximo mês sua previsão de crescimento para 2010, que é de 5,8%.

"As exportações podem cair um pouco para a Europa e outros países que exportam para a Europa", disse Meirelles, falando nos corredores de uma conferência de investidores em Londres. "A crise da zona do euro está definitivamente tendo um impacto."

O presidente do BC, Henrique Meirelles na Bolsa de Nova York na semana passada. (Foto: Reuters)Meirelles afirmou que o Banco Central está comprometido com o atual centro da meta de inflação de 4,5%, embora a inflação esteja acima desse nível.

Para 2010 e 2011, o centro da meta de inflação perseguida pelo Brasil é de 4,5%. Entretanto, há um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Com isso, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Meirelles também disse que um imposto bancário, que deve ser discutido na reunião de ministros das Finanças do G20 em Seul, seria difícil de ser implementado globalmente.

Ele disse a jornalistas que mesmo que o Brasil esteja mais preparado desta vez para uma crise comparada à de 2008, o país ainda sente algum impacto da crise de dívida da zona do euro.

Porém, ele acrescentou: "Mesmo se ficar tão ruim quanto em 2008, o Banco Central tem todos os instrumentos prontos (...) o nível de confiança foi testado."

Meirelles disse que a projeção de crescimento econômico do Banco Central para 2010 é conservadora, e que o banco está se preparando para mudá-la em junho. O relatório Focus desta semana mostrou que o mercado projeta que a economia vai se expandir 6,46% neste ano.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta semana que a economia brasileira pode crescer cerca de 7% em 2010, e alertou sobre o risco de superaquecimento.

"Nossa projeção para (o crescimento em) 2010 é um tanto conservadora. A previsão do mercado é de cerca de 6,5%. Nós vamos atualizar nossa projeção no mês que vem", disse Meirelles.

Mas, questionado sobre o risco de superaquecimento, ele disse: "Nós estamos comprometidos com a meta de inflação para manter uma economia equilibrada, e nós estamos tomando as medidas necessárias".

A inflação está atualmente acima do centro da meta de inflação de 4,5% do BC.

Em abril, a inflação alcançou 5,26% em 12 meses, impulsionada, principalmente, pela forte demanda doméstica.

O Banco Central elevou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual em abril, da mínima recorde de 8,75%.

O Brasil implementou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para deter o capital especulativo, mas Meirelles estava cético sobre um imposto bancário global, que deve estar na pauta dos ministros das Finanças do G20.

"Eu acho que é algo complexo para implementar globalmente. Nacionalmente, é possível", disse ele. "No Brasil, nós temos um imposto sobre entrada de capital para investidores em carteira. Ele corresponde à sua proposta, mas... é feito sob medida. Um imposto global é uma questão a ser discutida. Como você sabe, o diabo mora nos detalhes", acrescentou.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário