Ruralistas saem animados da reunião de negociação do endividamento agrícola

Publicado em 04/06/2010 09:19
Os resultados da audiência de terça-feira (1) na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, em Brasília, requerida pelo deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS), trouxeram um pouco de alento e esperança aos representantes do setor agropecuário que estiveram na reunião.

De acordo com os ruralistas presentes na audiência, o ministro da agricultura, Wagner Rossi, e o secretário-executivo da pasta, Gerardo Fontelles, garantiram que uma avaliação técnica por parte do Mapa e do Ministério da Fazenda, irá avaliar as reivindicações feitas pelos representantes do setor.

A boa notícia ainda carece de cautela, pois outra reunião na próxima quarta-feira (9) é que trará as respostas definitivas para os produtores rurais. Mas, de antemão, as expectativas são positivas por conta da sinalização do governo federal em prorrogar o pagamento das parcelas das operações de crédito com vencimento neste ano.

“O novo acordo poderá amenizar o setor se houverem as adequações dos valores da parcelas do endividamento, além das taxas de juros e da revisão dos prazos, os três pontos bases da nossa pauta da reunião”, avaliou o produtor rural e suplente de deputado federal Neri Geller.

Segundo Geller, foi colocada na mesa de negociação a situação das dificuldades por que passam os produtores para pagarem suas dívidas. “O ministro e o secretário nos garantiram que uma análise mais criteriosa será feita”, afirmou, acrescentando ainda que só em Mato Grosso cerca de 70% dos produtores estão com dificuldades de pagamento.

Estiveram presentes na reunião, representantes da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja) Federação dos Produtores de Arroz, Organização das Cooperativas Brasileira (OCB), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), além dos deputados Luiz Heinze e do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Moreira Mendes.

Boa notícia

Uma boa notícia que já pode ser comemorada pelos produtores rurais de Mato Grosso é a garantia de mais 10 leilões para o milho estocado no Estado. A noticia foi dada pelo coordenador geral da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sílvio Farnese em uma outra reunião em Brasília e repassada por Neri Geller. “Os leilões irão contemplar entre sete e oito milhões de toneladas”, informou.

Fonte: Expresso MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA