INTERNACIONAL: Argentina e Brasil querem estabelecer políticas agropecuárias comum para benefício do Mercosul

Publicado em 08/06/2010 12:08
Argentina e Brasil avançaram na articulação de uma “política comum” de modo a reativar as negociações entre o Mercosul e a União Europeia, afirmou o ministro da Agricultura argentino, Julián Dominguez. O ministro afirmou que os prévios contatos com o Brasil foram formalizados dias atrás em um encontro com o ministro da Agricultura brasileiro, Wagner Rossi.

Segundo Domínguez, os países devem “proceder a uma política conjunta baseada em problemas que são comuns”, e disse ainda que ações semelhantes foram realizadas com autoridades do Uruguai, do Chile e do Paraguai.

O ministro argentino disse que nesses encontros a busca é por soluções comuns a prioridades comuns do Brasil e da Argentina com relação à política agropecuária. Além disso, o objetivo é também “aprofundar o intercâmbio de maquinário agrícola” entre ambos os mercados.

Para Dominguez, o estabelecimento de uma agenda comum entre Brasil e Argentina “é uma realidade ante as negociações que estão sendo reestabelecidas entre os dois blocos, União Europeia e Mercosul, de forma a se definir uma estratégia agrícola comum, beneficiando as duas nações”.

Com informações do E-campo.com
Tradução: Carla Mendes

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA