Agricultura continuará sendo referência na expansão econômica brasileira

Publicado em 09/06/2010 15:20
A agricultura continuará em crescimento nos próximos anos e será parte importante da expansão econômica do País em 2010, na avaliação do ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Em rápida entrevista à Agência Estado, ele comentou os números do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao primeiro trimestre do ano, que foram divulgados na manhã de desta terla-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, o PIB brasileiro cresceu 2,7% na comparação com o quarto trimestre e 9% na comparação com idêntico período do ano passado. O setor agropecuário apresentou expansão de 2,7% e 5,1%, respectivamente. Em relação ao dado dessazonalizado, o setor foi o que apresentou o menor porcentual, atrás de serviços (5,9%) e da indústria (14,6%).

Para Rossi, o crescimento agrícola só não foi maior porque os preços das commodities, que são formados no mercado externo, sofreram maior impacto durante a turbulência financeira internacional. "O agronegócio se recuperou rapidamente da crise; mas os preços das commodities, não", resumiu o ministro. De acordo com ele, o resultado do aumento do PIB agrícola não foi proporcional à realidade da economia do setor. Até porque, ressaltou Rossi, a produção no período, o primeiro trimestre, cresceu em relação a trimestres anteriores. "Há um confronto entre quantidade e preços porque a recuperação está muito mais lenta lá fora", disse. "O produtor tem toda razão quando diz que há descolamento entre renda agrícola e preço", acrescentou.

Na opinião do ministro, a tendência é de alta de preços. "Não devemos atingir o pico visto há dois ou três anos, mas a tendência é de recuperação", afirmou. Ele salientou que o preço agrícola não pode ser analisado no curto prazo. Neste momento, citou, café e milho mostram que a tendência é de alta. "Apesar das flutuações cambiais, o preço do café se manteve estável em reais nos últimos meses".
Fonte: Diário de Cuiabá

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta com dados de inflação no Brasil e nos EUA
Wall Street fecha em alta com avanço de ações de megacapitalização de tecnologia
Dólar fecha em queda de 0,94%, a R$5,1168 na venda; moeda perde 1,58% na semana
Taxas futuras de juros recuam após dados de inflação de Brasil e EUA
Petróleo sobe com tensões no Oriente Médio, problemas econômicos restringem ganhos