Agricultura continuará sendo referência na expansão econômica brasileira

Publicado em 09/06/2010 15:20
A agricultura continuará em crescimento nos próximos anos e será parte importante da expansão econômica do País em 2010, na avaliação do ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Em rápida entrevista à Agência Estado, ele comentou os números do Produto Interno Bruto (PIB) referentes ao primeiro trimestre do ano, que foram divulgados na manhã de desta terla-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o levantamento, o PIB brasileiro cresceu 2,7% na comparação com o quarto trimestre e 9% na comparação com idêntico período do ano passado. O setor agropecuário apresentou expansão de 2,7% e 5,1%, respectivamente. Em relação ao dado dessazonalizado, o setor foi o que apresentou o menor porcentual, atrás de serviços (5,9%) e da indústria (14,6%).

Para Rossi, o crescimento agrícola só não foi maior porque os preços das commodities, que são formados no mercado externo, sofreram maior impacto durante a turbulência financeira internacional. "O agronegócio se recuperou rapidamente da crise; mas os preços das commodities, não", resumiu o ministro. De acordo com ele, o resultado do aumento do PIB agrícola não foi proporcional à realidade da economia do setor. Até porque, ressaltou Rossi, a produção no período, o primeiro trimestre, cresceu em relação a trimestres anteriores. "Há um confronto entre quantidade e preços porque a recuperação está muito mais lenta lá fora", disse. "O produtor tem toda razão quando diz que há descolamento entre renda agrícola e preço", acrescentou.

Na opinião do ministro, a tendência é de alta de preços. "Não devemos atingir o pico visto há dois ou três anos, mas a tendência é de recuperação", afirmou. Ele salientou que o preço agrícola não pode ser analisado no curto prazo. Neste momento, citou, café e milho mostram que a tendência é de alta. "Apesar das flutuações cambiais, o preço do café se manteve estável em reais nos últimos meses".
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Diário de Cuiabá

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário