Missão do FMI e União Europeia verificam cumprimento de ajuste grego

Publicado em 14/06/2010 08:15
Uma delegação do FMI (Fundo Monetário Internacional) e da Comissão Europeia (órgão Executivo da União Europeia) inicia nesta segunda-feira uma visita de inspeção em Atenas para examinar com as autoridades gregas o cumprimento das medidas de austeridade.

A delegação, composta de 22 especialistas, examinará até na sexta-feira o desenvolvimento das medidas assumidas pelo executivo socialista grego para aumentar a receita do Estado e reduzir as despesas, e as mudanças no setor da saúde e de previdência.

No final da visita, espera-se que os observadores apresentem suas recomendações para que a Grécia no fim de julho esteja em condições de cumprir com os requisitos para receber o segundo lance de ajuda externa de nove bilhões de euros (US$ 10,87).

O ministro de Finanças grego, Giorgos Papaconstantinou, afirmou no domingo em entrevista a um jornal local que a Grécia "está no caminho correto" e que se "cumpriu quase com todos os requisitos".

Especificou que os orçamentos apresentaram uma redução de 40% em relação ao ano passado e afirmou que não serão necessárias novas medidas.

A União Europeia e o FMI emprestaram em maio passado à Grécia 110 bilhões de euros para os próximos três anos, em troca da redução do deficit fiscal de forma gradual de 13,6% no ano passado até menos de 3% em três anos.

Fonte: Folha de São Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street tem ganhos semanais com investidores digerindo rali
Impacto fiscal de medidas de apoio ao RS está em R$13,4 bi, valor deve aumentar
Dólar cai ante real com declarações de Campos Neto e influência externa
Rio Grande do Sul: Gabinete de Crise de Santa Cruz do Sul apresenta balanço das operações na Região dos Vales
Medidas de compensação da desoneração serão anunciadas na semana que vem, diz Haddad