Armazéns serão cadastrados no Sistema de Certificação até 2013

Publicado em 17/06/2010 08:48
Até o fim de 2013, cerca de 14 mil armazéns devem estar incluídos no Sistema de Certificação das Unidades Armazenadoras, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “O objetivo é evitar perdas na produção, melhorar a qualidade e quantidade dos grãos e capacitar os profissionais que atuam no setor”. A explicação é do coordenador da Comissão Técnica Consultiva do Sistema e engenheiro agrônomo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Pedro Beskow, que abordou o assunto, nesta quarta-feira (16), na 17ª reunião da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística, em Brasília.

A Instrução Normativa N° 3, de janeiro de 2010 do Mapa, estabelece que as unidades armazenadoras precisam ter, no mínimo, 25% da capacidade estática dentro das normas do Sistema de Certificação, até o dia 31 de dezembro de 2010. “Entre os requisitos avaliados estão a adoção de sistemas de higienização da estrutura e de temperatura dos grãos, que verifica a condição de armazenagem, bem como a uniformização dos procedimentos do setor”, acrescenta Beskow.

Portos - Na reunião, a situação dos portos também foi mencionada. Segundo a coordenadora-geral de Infraestrutura Rural e Logística do Ministério da Agricultura, Maria Auxiliadora Domingues, os projetos de ampliação dos portos de Vila do Conde/PA, Santarém/PA e Itaqui/MA devem ser finalizados até 2012. “O objetivo é facilitar o escoamento da produção, principalmente de milho e soja, do centro-norte de Mato Grosso”, informa.

Hidrovia - Em relação às obras na hidrovia Teles-Pires-Tapajós, não incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Ministério dos Transportes estuda a possibilidade de criar sete eclusas para diminuir o desnível do rio e melhorar a navegabilidade. “Seria importante a construção das eclusas em conjunto com as hidrelétricas para reduzir os custos em até 20%”, afirma Domingues. As discussões sobre as obras seguem entre os representantes dos Ministérios da Agricultura, dos Transportes, Minas e Energia e da Casa Civil.

Armazéns - No País, existem 17,1 mil unidades armazenadoras, mas apenas as cadastradas como pessoa jurídica têm a obrigatoriedade de adequação às regras.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com receios sobre fiscal e Selic
Dólar dispara frente ao real em meio à reprecificação de ativos pelo mercado
Bowman, do Fed, diz ter discordado do corte de 0,50 p.p. nos juros por inflação acima da meta
STOXX 600 cai um dia após alta impulsionada pelo Fed
Candidato de oposição da Venezuela em exílio disse que foi avisado que seria preso
BCs podem enfrentar inflação volátil nos próximos anos, diz Lagarde