China mantém flexibilidade do iuan, moeda cai

Publicado em 22/06/2010 08:20
A China mostrou um pouco mais de seu novo regime cambial nesta terça-feira, parecendo planejar uma queda do iuan para deixar claro que sua promessa de flexibilidade não inclui apenas apreciação.

Os grandes bancos estatais da China mantiveram o iuan sob supervisão, um dia após a maior alta da moeda desde sua revalorização em 2005, indicando que Pequim permitirá uma apreciação em um ritmo menos do que querem seus críticos.

A China está relaxando o controle do iuan antes da cúpula do G20 no fim de semana, interrompendo dois anos de moeda atrelada ao dólar.

O iuan subiu mais de 0,4 por cento na segunda-feira, perto do limite de 0,5 por cento para cima ou para baixo do ponto de referência determinado diariamente pelo banco central.

Nesta terça-feira, o BC determinou o ponto de referência perto do patamar de fechamento da véspera, deixando espaço, em teoria, para outro aumento de 0,5 por cento.

O iuan imediatamente atingiu novo pico em cinco anos, antes de cair. Os bancos estatais entraram no mercado e compraram dólares, sugerindo que as autoridades querem controlar o ritmo de apreciação do iuan.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário