Bolsas asiáticas quebram sequência de alta e caem com Europa

Publicado em 22/06/2010 08:21
Após nove pregões consecutivos com valorização, as bolsas asiáticas voltaram a recuar com o aumento dos temores em relação à crise na Europa.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 cedeu 1,22%, para 10.112,89 pontos, enquanto em Hong Kong, o índice Hang Seng teve baixa de 0,45%, para 20.819,08 pontos. O índice Taiwan Taiex, da bolsa de Taipé, caiu 0,30% para 7.612,68 pontos, e o índice Kospi, da bolsa de Seul, teve queda de 0,47%, para 1.731,48 pontos.

Na Austrália, o índice A & P / ASX 200, da bolsa de Sydney, recuou 1,18%, para 4.558,30, enquanto o índice SET, da bolsa de Bangcoc, caiu ,24%, para 804,13 pontos.
Já na China, as medidas de flexibilização do yuan, anunciadas neste final de semana, mantiveram os negócios no positivo. O índice Shanghai Composite, da bolsa de Xangai, subiu 0,10%, para 2.588,70 pontos.

A notícia de que a agência de classificação de risco Fitch rebaixou, no final da tarde de ontem, a nota do banco francês BNP Paribas de "AA" para "AA-" esfriou os negócios na Ásia. A Fitch alertou que o rebaixamento ocorreu devido a "questões estruturais" ligadas ao mix dos negócios do BNP.

"Apesar dos bons progressos e perspectivas, que a Fitch acredita serem favoráveis para o grupo, a agência considera que o BNP não apresenta mais o perfil de elevado crédito exibido para bancos com nota AA", afirmou a agência de classificação em nota.

O posicionamento reacendeu as preocupações dos investidores com a situação financeira da Europa. Na semana passada, para tentar amenizar as tensões no mercado, o governo da Espanha decidiu divulgar os testes de estresse realizados em bancos no país. Com a revisão da Fitch voltam à tona as dúvidas sobre a real condição financeira dos bancos na Europa.
Além disso, os investidores ainda aguardam informações sobre o plano de austeridade fiscal no Reino Unido. São esperadas medidas para reduzir as despesas públicas, além de aumento na carga tributária.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário