Petróleo cai levemente em Nova York e em Londres

Publicado em 28/06/2010 18:58

Os preços do petróleo caíram levemente nesta segunda-feira em Nova York e em Londres enquanto a tempestade tropical Alex parece se afastar das principais regiões de produção no golfo do México.

Na Nymex (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em inglês), o barril do tipo Texas ("light sweet crude") para entrega em agosto fechou em US$ 78,25, em queda de 0,77% em relação à sexta-feira.

O barril do petróleo Brent para entrega em agosto fechou em baixa de 0,67% hoje, na Intercontinental Exchange Futures, em Londres, e fechou cotado a US$ 77,59.

"A Alex parece dirigir-se para o México e não para o norte, onde estão todos os poços e refinarias", observou Mike Fitzpatrick, da MF Global.

"Parece que a tempestade não vai afetar as regiões de produção no momento, e assim o mercado apaga uma parte de seus lucros", confirmou Tom Bentz, do BNP Paribas.

O barril de petróleo texano, referência do mercado nova-iorquino, no entanto, apenas apagou uma parte de sua alta na sexta-feira, sinal da prudência dos operadores.

Alex poderá, com efeito, converter-se em furacão na terça-feira, na medida em que avança no golfo do México, que concentra um quarto da produção de petróleo nos Estados Unidos, advertiu o serviço meteorológico americano.

"Tendo em vista que esta temporada de furacões deverá ser bastante ativa, e com a mancha de óleo que continua, o mercado de petróleo deverá mostrar-se mais sensível que o habitual à formação de tempestades", afirmaram analistas do Barclays Capital.

Segundo Jason Schenker, da Prestige Economics, os preços também foram derrubados por um claro avanço do dólar frente ao euro, que torna o petróleo, cotado em moeda americana, menos atraente aos compradores europeus.

Fonte: Folha de São Paulo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA