UE exige fim de restrições argentinas a importações de alimentos

Publicado em 29/06/2010 17:40 e atualizado em 29/06/2010 18:11

A Comissão Europeia, apoiada por muitos países do bloco europeu, pediu nesta terça-feira que a Argentina levante suas restrições às importações de produtos agrícolas, e advertiu que, caso contrário, as negociações comerciais com o Mercosul "serão afetadas".

O comissário europeu de Agricultura, Dacian Ciolos, disse ser necessária uma "ação clara e rápida" do governo argentino, porque se mantiver os impedimentos aos produtos europeus, as discussões entre a UE (União Europeia) e o Mercosul para um acordo de associação poderão ser prejudicadas.

Ciolos fez as declarações durante o Conselho de Ministros de Agricultura da UE, no mesmo dia em que, em Buenos Aires, o bloco europeu e o Mercosul retomaram as conversas, depois de seis anos de pausa, com o objetivo de chegar a um acordo de associação política e comercial.

"Para mim é difícil entender a atitude da Argentina quando acabamos de começar as discussões. Isto deve ser resolvido", insistiu o comissário europeu de Agricultura.

O Conselho de Ministros de Agricultura da UE discutiu o assunto a pedido da Grécia, que denunciou que suas exportações de pêssego em conserva para a Argentina estão bloqueadas.

A Dinamarca também alertou sobre problemas em suas exportações de produtos lácteos, segundo fontes do bloco europeu.

França, Itália, Chipre, Romênia, Irlanda, Áustria, Polônia, Alemanha, Lituânia, Bulgária e Bélgica também apoiaram as queixas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário