Discussão entre Mercosul e UE deve ir além de tarifas, diz Lula

Publicado em 29/06/2010 19:09

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que as negociações para um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a UE (União Europeia), retomadas nesta terça-feira em Buenos Aires, precisam ir além da discussão sobre tarifas e subsídios.
"Temos este desafio. Estamos sinalizando o compromisso de ambos os blocos em ganhar escalas de competitividade e multiplicar oportunidades de investimentos", afirmou no encontro Brasil-Itália na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Lula ressaltou ainda que os grupos estão "juntando forças em defesa de uma ordem global mais justa e equilibrada."

O presidente teve uma reunião com o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, em que foram assinados acordos de cooperação nas áreas de energia, segmentos industriais, esporte e agronegócio.

"Mais comércio será nossa resposta à crise internacional", disse Lula, citando que o objetivo que as transações entre os dois países ultrapassem US$ 10 bilhões --em 2009, foi de US$ 9,37 bilhões.

Lula afirmou que o êxito das empresas italianas instaladas no país mostra que investir no Brasil é um bom negócio. "As oportunidades estão traçadas com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos jogos olímpicos de 2016, sem falar nos projetos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]", disse.

De acordo com o presidente, o Brasil é uma alternativa sólida e segura contra choques futuros. Ele citou as medidas do governo contra a crise, que resultaram em uma "economia robustecida".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário