Argentina e Brasil mais próximos nos campos

Publicado em 05/07/2010 07:44 e atualizado em 05/07/2010 09:01
Os ministros da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, e da Argentina, Julián Dominguez, tentam hoje, durante reunião bilateral, retomar o projeto de transformar o Mercosul em plataforma conjunta de exportação de produtos agropecuários.

No ato político, que terá deputados, empresários e secretários de Agricultura de sete Províncias argentinas, os países também lançarão uma cooperação bilateral em pesquisas agropecuárias com foco em fruticultura de clima temperado, vinhos, cereais de inverno e genética animal. Também haverá um acordo para estudos conjuntos de riscos e oportunidades para o Mercosul.

Antes do consenso, porém, a reunião bilateral terá que resolver o crescente déficit comercial da Argentina no comércio com o Brasil, que chegou a US$ 10 bilhões nos últimos três anos. E existem algumas pendências pontuais.

A Argentina busca uma saída para ampliar as vendas do chamado mosto de uva ao Brasil. As regras domésticas proíbem a industrialização do subproduto vinícola importado a granel, além de não permitir o fracionamento de embalagens. O Brasil aponta um excedente artificial argentino, mas avalia abrir exceção ao mosto do Mercosul e limitar a quantidade importada - o que teria que passar pelo Congresso. Os argentinos também querem abrir mercado para exportar cítricos, sobretudo limões, ao Brasil. Em troca, o Brasil quer abrir mercado para a banana e garantir indicação geográfica exclusiva à cachaça.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética